Calendário do 2º semestre

Agosto
7 – Encontro no Parque
14 – Encontro na Escola – Vocação x Profissão
17 a 24 – Inscrições FESTIMAR
21 – Coisas de namoro
25 – Aniversário da PJM

Setembro
4 – Corações novos para um mundo novo – Residência dos irmãos
8 – Abertura do 21º Capítulo geral
8 – Vigília PJM – Maristão
11 – Visita PJM Colégio Marista Champagnat – Taguatinga
25 – FESTIMAR
25 a 27 – DJM Regional 1 – Chácara do Glória SP (9º ano)

Outubro
2 – Relacionamento Familiar
9 – Précongresso – Celebração
12 – N. Sra. Aparecida – Esplanada
16 – Visita Colégio Champagnat ao Maristinha
17 – Formação de Monitores

Novembro
6 e 7 – Rito de Passagem – 9º ano – Vila Marista – Brazlândia
21 – Précongresso – Interprovincial (Maristão)

Dezembro
1 a 3 – Missas de Formatura

Janeiro
25 a 29 – Congresso Nacional da PJM - Colégio Santa Maria – Curitiba -PR

Avisos paroquiais - 1

Olá, olá, olá! Alguns avisos importantes (já avisados nos recados e que valem ser ressaltados):

  • Nessa sexta-feira, dia 28 de agosto, não teremos encontro! Estudem pras globalizantes! (:
  • No dia 4 de setembro nosso encontro será na casa dos irmãos, o tema será “Corações novos para um mundo novo”. E, segundo o Rubens: Preparem-se.

Parabéns Julia, pela atitude de conversar com os professores sobre o blog  da PJM e pelo momento de oração! (:

Ontem, dia 25 de agosto, foi aniversário da PJM! Parabéns para todos pejoteiros do Brasil!

E muita boa sorte às 15 bandas inscritas no I FESTIMAR Maristinha! Lembrando que as apresentações serão dia 25 de setembro às 19h e contamos com a presença de todos!

Namoro

O tema de hoje da reunião: NAMORO.


No Dicionário a palavra namoro significa
cortejar, cativar, seduzir, atrair, cobiçar, desejar ardentemente, torna-se enamorado, possuir-se de amor, apaixonar-se.

Porém, o ato de namorar é algo bem superior o que os dicionários descrevem.
O namoro é uma pré-condição, em muitos casos, para o estabelecimento de um noivado ou casamento. Porém, este é um relacionamento interpessoal não moderna entre duas pessoas que envolvem experiências amorosas, afetivas, e, também, existindo a troca de conhecimentos e de vivências, fazendo do tempo que o casal que está junto um grande aprendizado. E, também, há a descoberta do amor.
O namoro cristão não é aquele em que tudo é permitido, mas sim aquele em que as duas partes tomam consciência de que Deus está no meio deles e aceitam seguir as Suas Leis. É deixar que o fogo do Espírito Santo esteja sempre presente, afastando o fogo da carne para não cair em tentação, procurando fazer o outro feliz, sempre.
O namoro é algo bonito e todos devem vivenciá-lo da melhor maneira possível.

Juventude e violência - Semana do estudante 2009

Semana passada celebramos no Brasil a Semana do Estudante com o tema Juventude e violência. O tema segue a perspectiva da Campanha da Fraternidade 2009 - “Tema: Fraternidade e Segurança Pública/ Lema: A paz é fruto da justiça (Is 32, 17)” Fica em nós o desejo de ações concretas para a paz. Podemos ter idéias felizes que solucionem no nosso meio desde os pequenos desentendimentos até mesmo as brigas mais ousadas bem como a falta de segurança e os conflitos sociais. A juventude não desanima, mantém viva a esperança e se mobiliza! Ser autores de paz, mensageiros e semeadores da esperança no nosso cotidiano é o desafio. Nossa vida é feita de escolhas que podem vir para o bem ou não. A idéia de permanecermos unidos num grupo, numa comunidade traz a possibilidade de uma luta articulada na busca desse outro mundo possível. Idéias simples que geram ações concretas na promoção da paz. Procurando ser diferente é possível com atitudes simples. Alguém tem uma idéia para promover esse mundo justo e solidário que tanto queremos?

FESTIMAR 2009

As inscrições para participar do FESTIMAR 2009 estão abertas! E fique ligado, período vai até dia 24 na Secretaria dos Núcleos!

E se você não tem uma banda, também pode assistir! O evento vai acontecer no dia 25 de setembro às 19h e todos estão convidados!

Missão

SOMOS IGREJA EM MISSÃO

1.2 Somos Igreja em missão
Por ser dinâmica, a Igreja é essencialmente missionária. Ou ela existe em vista de uma missão ou deixa de ser. Ela não tem fim em si mesma; é meio para salvação, para a comunhão, para a edificação do grande projeto do Pai, que é eterno: o Reino.

Nós jovens, compomos a vida da Igreja de forma fundamental. Nesse processo de construção do Reino, somos os principais responsáveis pela dimensão do vigor e pela esperança que dá dinamismo à Igreja. Como em um corpo, somos a energia vital que não pode faltar.”
Trecho tirado da Coleção de Cadernos da PJM (4) – Os Jovens e a Igreja
É de fundamental importância que, nós jovens, estejamos sempre presente na fé, no amor, na Igreja, pois com eles presentes em nossas vidas vão tornar a fé cristã em algo prazeroso. E, também, tornando-nos protagonistas da nossa Igreja e de nossas vidas. “... somos a energia vital que não pode faltar.”

O cerrado, o lixo e as queimadas

imageO DF está passando, como em todo ano, por uma época de seca: a umidade fica baixa, os narizes ficam secos e doem e as queimadas surgem mais fortes e mais frequentes.
Muitas das vezes as queimadas não tem causas naturais, e são consequências do lixo jogado no meio ambiente por humanos. Os lixos são os mais variados, desde bitucas de cigarro, passando pela latinha de refrigerante, garrafa PET até o vidro!
E para apagar as queimadas o Corpo de Bombeiros é acionado e o trabalho não é nada fácil!
Quando ver algum foco de incêndio não perca tempo em ligar para os bombeiros! O telefone é 193.
E se você se pergunta quanto tempo leva pra natureza fazer a decomposição do lixo jogado nas matas, aí vai alguns exemplos:

  • Latas de aço: 10 anos
  • Alumínio: 200 a 500 anos
  • Chicletes: 5 anos
  • Garrafas PET: mais de 100 anos
  • Bitucas de cigarro: 5 anos
  • Papel/papelão: cerca de 6 meses
  • Sacos plásticos: mais de 100 anos
  • Vidros: indeterminado
    Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Para saber mais sobre as queimadas no cerrado:

Foto: Incêndio às margens do Parque Nacional de Brasília/Marcio Arnaldo Borges

O abuso de jovens na internet

Já que todos somos jovens, pré-adolescentes e adolescentes, acho que devíamos trabalhar nisso, para que mostrássemos o perigo da internet.

Muitos ficam no MSN, orkut, twitter ou até mesmo em chats online durante todo o dia correndo o perigo de alguém se disfarçar de adolescente para abusar virtualmente da vítima.

O CQC fez duas de reportagens sobre esse assunto e achei bacana. Confira nos links abaixo:

Por Cinthia

Você tem alguma matéria, sugestão ou crítica, e gostaria de nos enviar? Entre em em contato com a gente por aqui!

Envie sua postagem!

Como foi falado na reunião de ontem (14/08), agora você já pode ter sua postagem no blog!
Basta clicar em Contato, que está logo abaixo dos Recados, no menu:

Lá encontrará um formulário com nome, e-mail, assunto e mensagem, para preencher. Muito importante: o que for enviado passará por uma seleção e poderá ser modificado pra entrar nos padrões do blog.
E se tiver alguma dúvida, crítica ou alguma outra sugestão, use-o também!

Dia do Marista

Dia do Marista - "Pequenas Virtudes" Compressão, discrição, alegria, compaixão, flexibilidade, solicitude, afabilidade, polidez, poder-serviço, solidariedade, paciência e caráter. São essas as chamadas "pequenas virtudes" que vem regendo os maristas desde sua fundação, no ano de 1817 em La Valla. Atualmente, o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, hoje Marista, está em 76 países praticando um sistema de ensino sócio-educativo baseado na pedagogia de São Marcelino Champagnat:

Para bem educar, é preciso antes de tudo amar e amar a todos igualmente

No dia 15 de agosto é celebrada em todo mundo a Assunção de Nossa Senhora e o Dia do Marista. Esse encontro de datas não é coincidência, São Marcelino Champagnat tinha grande devoção e amor à Boa Mãe, como chamava-a de costume, e tomava para a vida suas (pequenas) virtudes, que depois foram herdadas pelos leigos e Irmãos, estando presentes em todas obras educativas realizadas pelo Instituto.

Tudo a Jesus por Maria. Tudo a Maria para Jesus

São Marcelino Champagnat

Para saber mais sobre o Dia do Marista:

Xixi no banho… Você faz?

Sim? Não? Já parou pra imaginar quanta água é gastada numa descarga?
São essas perguntas que a ONG SOS Mata Atlântica faz pra você.

image 
Ao apertar o botão da descarga cerca de 12 litros se vão, por dia, num piscar de olhos! E água que poderia estar ajudando na preservação da natureza!
Dois terços do planeta é água, dessa proporção, cerca de 97% é água salgada e não potável, restando somente 3% pro uso humano.
No site Xixinobanho.org você poderá encontrar mais informações sobre preservação da água, tirar dúvidas e conhecer os trabalhos dessa ONG!
Vamos ajudar na preservação da natureza e do futuro do nosso planeta! Faça xixi no banho!

ISSO TAMBÉM É PASTORAL!

No intervalo das aulas de hoje os professores fizeram um show convocando os alunos a participarem com suas composições, músicas e bandas do I FESTIMAR do Maristinha.

O Festimar é um festival de músicas e tem como foco o tema da Campanha da Fraternidade 2009: Fraternidade e Segurança Pública -- "A paz é fruto da Justiça".

É a hora de mostrar seu talento para o mundo!


Atenção as datas:
  • Inscrições - 17 a 24 de agosto
  • Seleção dos textos - 25 a 28 de agosto
  • Divulgação das músicas - 31 de agosto

Realização do I FESTIMAR do Maristinha dia 25 de setembro às 19h.

PJM no Parque da cidade

Os encontros semanais da PJM já começaram!

Na última sexta-feira 26 alunos se encontraram no Parque da Cidade para partilhar as férias e relembrar fatos importantes do semestre passado. O contato com a natureza favoreceu a experiência de oração no início da atividade. O grande lance da tarde foi dar espaço para a alegria conquistada nas brincadeiras.

Moda da Capital

Em 2005 surgia em Brasília um evento que mudaria o visual da cidade. Não eram construções de monumentos, muito menos reformas, mas sim o vestuário da população do planalto central: Capital Fashion Week.
Desde esta época o CFW já lançou 22 estilistas no mundo da moda, que atualmente atuam pelo Brasil e pelo mundo a fora. Em sua edição sétima edição, Alto Verão 2010, o evento prestigia os 50 anos da inauguração da capital federal.

O Capital Fashion Week Alto Verão 2010 ocorrerá durante os dias 12 à 15 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Siga-o no twitter: @cfwbrasilia
Site oficial: Capital Fashion Week

Blog completo!

Agora sim podemos dizer que temos um blog! O layout foi reformulado e ficou mais simples, com fácil navegação, bonito e com a cara da PJM!
Temos também um perfil no twitter, como pode-se ver logo ao lado, siga a gente no @PJMMaristinha.
Não se esqueça de comentar nas postagens! O link encontra-se logo abaixo do título de cada postagem, basta clicar no número em rosa.

Aguarde por mais novidades! (:

PJM Maristinha

Chegou o que estava faltando na net! A PJM do Maristinha!
Quanta felicidade, quanta alegria!



Shortinho